A Associação Eborae Mvsica realiza, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, em Novembro e Dezembro, o XVII Ciclo de Concertos “Música no Inverno” uma atividade destinada a enriquecer a oferta cultural da cidade nos meses de inverno.
O ciclo prossegueno dia 14 de novembro, às 18h00 com um Recital de Canto e Piano por Sandra Medeiros (soprano) e Francisco Sassetti (piano).
Este Recital intitula-se“ Canções a partir de Shakespeare” e tem o seguinte programa:
William Byrd – O Mistress mine; John Banister – Full Fathom five (The Tempest); Thomas Arne – Blow, blow thou winter wind; Joseph Haydn -She never told her love; Arthur Sullivan – Where the bee suks (The Tempest); Amy Beach -Take, o take those lips away; Rodger Quilter – Five Shakespeare songs- 1– Fear no more the heart of the sun, 2- Under the greenwood tree, 3- It was a lover and his lass, 4- Take, o take those lips away, 5– Hey, ho the wind and the rain.
Richard Strauss – Drei Lieder der Ophelia: 1- Wie erkenn ich mein Treulieb vor andern nun, 2- Guten Morgen’s ist Sankt Valentinstag, 3- Sie trugen ihn auf der Bahre bloss; Hector Berlioz –La mort d’Ophélie; Elizabeth Maconchy –Ophelia’s song ;Camille Saint –Saëns – La mort d’Ophélie.
Sandra Medeiros e Francisco Sassetti iniciaram colaboração em 2003, desde então têm realizado recitais em vários locais e com um vasto repertório com grande variedade de estilos e línguas que abrange desde o sec. XVI aos nossos dias, contando já com mais de uma dezena de programas de recital alguns dos quais gravados pela RDP (Antena 2).. Desde a sua existência tem apresentado primeiras audições absolutas algumas das quais dedicadas ao duo. Sandra Medeiros e Francisco Sassetti gravaram em CD Três canções para canto e piano sobre poemas de Armando Côrtes-Rodrigues de Emanuel Frazão para integrar catálogo de homenagem ao poeta e escritor açoriano pela ocasião da celebração dos 120 anos de nascimento.
Sandra Medeiros – É licenciada em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e Centro Nacional de Cultura prosseguiu estudos de pós-graduação em canto na Royal Academy of Music (RAM) em Londres, onde se graduou com “Distinção”, obteve o Dip. RAM e o prémio Amanda von Lob memorial Prize. Foi premiada em concursos nacionais e internacionais de canto dos quais se destaca o 2º Prémio no V Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão no Brasil. Gravou para as rádios Portuguesa, Búlgara e Inglesa (BBC3), para as televisões Portuguesa, Espanhola e Brasileira e para as editoras Naxos e Hyperion.
A sua atividade como solista distribui-se pela música antiga, oratório, lied, melodie, canção do séc.XX/XXI e ópera, tendo atuado sob a direção de ilustres maestros tais como Michael Corboz, Marc Minkowski, Philippe Herreweghe, Sir Charles Mackerras, Laurence Cummings, Lawrence Foster, Enrico Onofri, Jane Glover entre muitos outros. Também atuou com as mais destacadas orquestras portuguesas, com os mais conceituados grupos de música antiga portugueses.
Francisco Sassetti- concluiu a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe da pianista Tânia Acho. Ingressou no College Conservatory of Music da Universidade de Cincinnatti (EUA) onde obteve, em 1995, o Mestrado em Piano Performance na classe de Eugene Pridonoff. Realizou ainda estudos com Olga Prats, Marie Antoinette Levécque de Freitas Branco, Franck Weinstock, Sequeira Costa, Dmitri Papemo e Olivier Jacquon.Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Cincinnatti. Foi ainda premiado no 1º Concurso da Juventude musical Portuguesa (1988). Iniciou a carreira de concertista no Teatro de S.Luiz em Lisboa, em 1988, e desde então tem-se apresentado a solo ou integrado em grupos de música de câmara por todo o país e ainda em Espanha, Alemanha, França, Bélgica, E.U.A. e Uruguai. Gravou já por diversas vezes para a Antena 2, com a cantora alemã Ute Lemper para o filme francês “Aurelien” e ainda diversos cds dos quais destaca “Vamos Cantar os Clássicos” (2009), “A História de Babar e o Polegarzinho” (2011) com Catarina Molder, “A Doce Gotinha” (2012) de Emanuel Andrade e “Brumas” (2010) com a cantora Ângela Silva e o trompista Paulo Guerreiro. Trabalhou com vários maestros.
O ciclo prossegue, sempre às 18h00, no dia 20 com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras sob a direção de Nicolay Lalov, dia 21 Recital de Piano a 4 Mãos com Duarte Pereira Martins e Philippe Marques do MPMP, dia 27 Recital de Piano por Pedro Burmester, dia 1 de dezembro Coro Ricercare, direção de Pedro Teixeira durante o qual será apresentada a obra vencedora da edição deste ano do Concurso de Composição “2ª Escola de Évora|Eborae Mvsica” e entregue o prémio ao vencedor; Dia 4 – Trio Piazzolla Lisboa: António Carrilho – Flautas, Catherine Strynckx – Violoncelo e Helena Vasques – Piano; dia 5 Quinteto de Cordas constituído por: Susana Nogueira e Luís Rufo – Violinos, Bruno Correia – Viola d’Arco, Samuel Santos – Violoncelo, Hugo Monteiro – Contrabaixo e terminará no dia 12 com o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, dirigido pelo Maestro Emanuel Vieira.