A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve nesta quarta-feira no Município de Sousel, para a cerimónia de inauguração de três obras ali comparticipadas por fundos comunitários. À margem da cerimónia, a Ministra lançou um repto aos autarcas alentejanos para que concluam as Estratégias de Habitação Local.
Estratégia Local de Habitação “identifica todas as habitações, sejam habitações sociais, ou habitações que o município quer reconstruir ou construir para renda acessível”, sendo esta “aprovada pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), que faz parte do Ministério das Infraestruturas e Habitação”, esclarece.
Assim, uma proposta como a de Odemira, de 98 milhões de euros, “tendo sido aprovada” pelos respetivos órgãos municipais e governamentais, “não tenho elementos para não acreditar que o valor corresponde às necessidades do território”. Porém, “é um valor muito grande e, portanto, terá que se executado por fases”.
Neste momento, sublinha a ministra “esta é uma fazes muito importante”, por isso “lanço o meu repto a todos os autarcas, incluindo os autarcas do interior, onde também temos problemas de habitação”, pois “se queremos fixar pessoas e empresas temos que ter habitação”.
Desta forma, a Ministra Ana Abrunhosa apela a que os autarcas “façam as vossas Estratégias Locais de Habitação, identifiquem as vossas necessidades de habitação, porque têm agora oportunidade de terem financiamento a 100%”.