Hoje, dia 16 de novembro de 2021, celebra-se, um pouco por todo o país, o 99º aniversário do nascimento do escritor português José Saramago.
O Município de Montemor-o-Novo associa-se às celebrações do centenário, que arrancam hoje e vão percorrer todo o ano de 2022, com a iniciativa Semear o Trigo – Celebrar José Saramago, pelas 18h, na Biblioteca Municipal.
José Saramago teve uma relação especial com o concelho de Montemor-o-Novo. A partir de 1976, o escritor passou a visitar o concelho e chegou mesmo a viver em Lavre cerca de 2 meses com o intuito de se documentar para escrever a sua primeira grande obra literária “Levantado do Chão”.
Com cenários bem conhecidos do nosso património material e imaterial, esta obra é uma homenagem à memória da luta de todos os trabalhadores agrícolas, principalmente do Alentejo e aos do nosso concelho em particular, durante o séc. XX, sendo dedicada, desde a 1ª edição em 1980, a José Adelino dos Santos e a Germano Vidigal.
“Levantado do Chão” leva o concelho para o mundo, através das palavras de José Saramago.
O Município publica mesmo um excerto da obra que reflete a cultura do trigo:
“Grandes são afinal estes ócios enquanto o trigo cresce, deitou um homem a semente à terra, e se o ano favorece, estende-te perna, chamem-me quando for a hora de ceifar.Não se percebe portanto que este Maio de flores seja mês de cara fechada, não falamos do tempo, que está bonito e promete, mas destas caras e olhos, boca e carranca, Não há trabalho, dizem eles, e se a natureza canta, bom proveito lhe faça, que para cantar não temos nós gosto.” (Saramago, José, Levantado do Chão)
Conheça as paisagens literárias da obra no site e app do Roteiro Literário Levantado do Chão.