A BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, prova de resistência de Todo Terreno do Automóvel Club de Portugal, já tem data marcada. Entre 25 e 28 de novembro, as emoções prometem voltar a aquecer o terródromo de Fronteira.
A prova regressa como um marco da temporada do todo terreno nacional e internacional, após uma paragem forçada devido à situação pandémica. Ao longo do último fim de semana de novembro, vão ser disputadas as 24 horas TT e as 4 horas de SSV.
As 24 Horas de TT – Vila de Fronteira e as 4 Horas SSV – Vila de Fronteira são a grande festa do Todo o Terreno em Portugal e um evento com dimensão internacional que proporciona aos participantes e ao público um fim de semana de convívio em torno da modalidade que tanto amam.
Este ano a prova conta, pela primeira vez, com a participação de uma equipa inclusiva, que inclui o ciclista paralímpico Telmo Pinão.
“A hipótese de participar na prova surgiu numa conversa de amigos. Já era para ter participado em 2019, mas parti uma clavícula numa prova de ciclismo, em 2020 não houve. Este ano, cá estou. Acredito que vai ser uma experiência fantástica”, referiu o paraciclista.
Aos 42 anos, e 19 depois de ter perdido a perna direita num acidente de quad, Telmo Pinão explica que a participação na 23.ª edição das 24 Horas de Fronteira tem uma vertente social e de inclusão muito importante.
“Corremos por uma causa: queremos angariar fundos para comprar uma “handbike” para a APCA (associação de ciclismo adaptado)”, destacando que “a vertente da inclusão é importantíssima. Estamos a ser todos muito bem recebidos”.
A equipa é ainda composta pelos navegadores João Luz e André Venda, ambos deficientes motores, e Ludgero Santos, Nuno Neto e Ivo Monteiro.
Fonte: C/ Lusa