18.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

IEFP distingue entidades Alentejanas com Marca Entidade Empregadora Inclusiva

O Instituto do Emprego e Formação Profissional realiza, a 30 de novembro, pelas 14h30, na Alfândega do Porto, na cidade invicta, a Cerimónia Pública e Solene de Atribuição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2021., conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

A lista das entidades que, em 2021, serão distinguidas constam AQUI, destacando-se as seguintes entidades da região Alentejo:

  • APPACDM de Évora – Ass. Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – MARCA
  • Câmara Municipal de Moura – MARCA
  • Câmara Municipal de Portel – MARCA
  • Câmara Municipal de Redondo – MARCA
  • Instituto Politécnico de Beja – MARCA

Nesta 3ª edição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva foram distinguidas 39 entidades, duas das quais com a Menção de Excelência. 
Esta marca, instituída pelo Decreto-Lei nº 108/2015, de 17 de junho, e posteriormente regulamentada pelo Despacho n.º 8376-B/2015, de 30 de junho, visa reconhecer e distinguir publicamente práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência.   
À edição de 2021 candidataram-se, entre 4 de janeiro a 1 de março, 133 entidades, dos setores privado, público e da economia social. 
Numa primeira fase, as candidaturas foram analisadas por uma comissão de peritos constituída para o efeito que, para além da avaliação documental, procedeu a visitas, tendo em vista a verificação, no local, dos aspetos relevantes para a conclusão da análise. Posteriormente, o júri, constituído por representantes das associações empresariais, sindicais, organizações da economia social, organizações de entidades que apoiam pessoas com deficiência e da administração pública, procedeu ao apuramento das entidades que serão agora distinguidas.
Esta distinção teve em conta o contributo das entidades empregadoras para a implementação de um mercado inclusivo, atendendo ao desenvolvimento de práticas de referência, nos dois anos anteriores ao da candidatura, em quatro domínios: recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional; manutenção e retoma do emprego; acessibilidades; serviço e relação com a comunidade.
A Cerimónia de Entrega conta com a presença do Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, e a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Populares