A Comissão Técnica de Vacinação esteve reunida este domingo, e vai recomendar vacinação das crianças entre os 5 e 11 anos contra a Covid-19, segundo adiantou Luís Marques Mendes, na SIC.
“Há uma recomendação global para vacinar as crianças com doses mais pequenas”, antecipou.
De acordo com o comentador, a decisão será divulgada nas próximas horas e será depois homologada pela Direção-Geral de Saúde.
Segundo avançado pelo NM, a DGS recebeu na quinta-feira a posição do grupo de peritos em pediatria e saúde infantil e prometeu divulgar oportunamente as recomendações. O processo de avaliação da vacinação contra a Covid-19 das crianças dos 5 aos 11 anos estava “ainda a decorrer” e que a Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 estava a analisar as informações recebidas do grupo de peritos em pediatria e saúde infantil, assim como “outros documentos relevantes para a elaboração das recomendações”.
Entre os documentos em análise estava a informação técnica que Centro Europeu de Doenças emitiu a 1 de dezembro, em que apoia a vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos, conforme aprovado pelo regulador da União Europeia, sugerindo que as correm risco integrem grupos prioritários.
No documento publicado na quarta-feira, o Centro Europeu de Doenças conclui que “as crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos que correm risco grave de Covid-19 devem ser consideradas um grupo prioritário para a vacinação, tal como em outros grupos etários”.