O matemático Carlos Antunes prevê que os números da pandemia disparem para valores que podem atingir os 12 a 17 mil casos diários.
Os peritos dizem que é vital evitar aglomerações nestes dias, aumentar o número de rastreadores e de testagem, e apostar nas medidas de proteção individual, como o distanciamento e a máscara.
Além de mudanças no comportamento poderem afetar a monitorização da pandemia no período festivo que se avizinha, perante o aumento de casos que se antecipa com a nova variante a deteção e rastreio pode também vir a ultrapassar em breve a capacidade montada no país.
Conforme notícia avançada pelo jornal i, até aqui, vinha a registar-se em Portugal abrandamento no aumento de infeções, mas os primeiros dados desta semana sugerem uma nova aceleração.
Carlos Antunes, investigador da Faculdade de Ciências de Lisboa, que sublinha que o aumento da testagem nas últimas semanas terá contribuído para a desaceleração, que sugeria um pico de casos em breve, mas os 5800 novos casos reportados esta quarta-feira foram já acima do esperado.
Carlos Antunes explica ainda que fazendo uma extrapolação a partir da evolução da variante reportada esta semana pelo INSA, entre o Natal e o Fim do Ano poderão ser atingidos 10 a 12 mil novos casos por dia no país.
Fonte: jornal i