A Comissão Nacional de Transportes Rodoviários anunciou recentemente três dias de paralisação da atividade, entre os dias 20 e 22 de dezembro, pouco antes do Natal, em protesto contra “o estado de abandono” por parte do Governo de Espanha ao sector, segundo revelou o jornal espanhol “El Economista”.
“Em atenção ao estado de abandono do Governo de Espanha ao sector do transporte rodoviário de mercadorias”, referia o comunicado do CNTC, que explicou cada um dos problemas do sector pelo qual tem lutado nos últimos anos.
“Esgotados a paciência do sector e os razoáveis canais de negociação”, foram “obrigados” a convocar essas greves às portas do Natal. Contudo, a Comissão deixou abertas as negociações para que se evite a paralização.
Ao que a Rádio Campanário conseguiu apurar, há unidades que recebem azeitona, nomeadamente no Alentejo Central que, caso a paralização venha a acontecer, não vão receber azeitona durante os três dias da greve dos camionistas em Espanha.
De salientar que nem todas as unidades, sejam lagares ou unidades que recebem azeitona que não é processada em Portugal, vão deixar de receber azeitona. As unidades afetas serão as que possam depender de camiões vindos de Espanha.