Reguengos de Monsaraz vai acolher entre os dias 23 de abril e 1 de maio no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições, a 20ª edição da Feira do Livro.
Organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz, a feira vai estar aberta ao público nos fins de semana e feriado entre as 10h00 e as 23h00 e durante a semana das 14h00 às 22h00.
Trata-se de uma edição onde foram introduzidas diversas novidades direcionadas a públicos de todas as idades.
Em entrevista à Rádio Campanário a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Joaquina Margalha, declarou depois de questionada sobre o que difere a edição deste ano das anteriores, que passa desde logo, pelo local da feira, “nos últimos dois anos fizemo-la na Biblioteca Municipal, um edifício interessantíssimo mas que ainda assim tem algumas dificuldades de acondicionar a Feira do Livro devido ao espaço limitado das instalações. Desta forma irá decorrer no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições porque a edição deste ano está também associada a outros dois eventos de grande dimensão”.
A autarca refere que a Feira do Livro irá coincidir com o 25 de Abril e também “no último fim de semana, com o Rally TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal, daí que tendo em conta todas estas condicionantes, tivemos que optar por um espaço mais amplo para realizar esta Feira do Livro”.
Acrescenta que “também irá permitir obter um maior número de chancelas e de livros. Teremos cerca de 30 chancelas e 3 mil livros disponíveis para quem nos visitar”.
Joaquina Margalha expressa que este ano para além do usual nas edições anteriores, “temos também algumas sessões de dinamização de leitura para seniores. Uma atividade que estamos a introduzir pela primeira vez este ano (…) e no sentido de criarmos uma maior dinâmica, iremos realizar um Show Cooking durante o qual os participantes poderão deixar as suas crianças ao cuidado das nossas técnicas da Biblioteca Municipal para fazerem animação de leitura, a realização do worshop de provas de vinho. Reguengos de Monsaraz foi Capital Europeia do Vinho no ano passado e mantemos aqui alguma dinâmica nesta área e estamos a levar também ao conhecimento da população em geral e de quem nos visitar na Feira do Livro, algum conhecimento nesta área dos vinhos, daí que teremos um workshop com provas de vinho que será coordenado por técnicos de um dos nossos produtores que é a Ervideira”.
Salienta que houve a preocupação do evento ter “uma abrangência cultural e daí que tenhamos também outras atividades, espetáculos de cariz musical, mas também manifestações culturais que não são tão usuais”.
A Vereadora da Cultura destaca que a edição deste ano é de maior dimensão “do que tínhamos em anos anteriores e procuramos que as pessoas que se desloquem aquele local tenham condições para poderem passar ali momentos agradáveis e assistir a algumas das atividades (…)”.
“Nós consideramos que a leitura e a literacia são essenciais para que possamos ter aqui cidadãos mais participativos e que possam, tendo acesso à informação, ter aqui uma forma mais documentada de participar na vida da comunidade (…) esta abrangência para todas as pessoas, porque entendemos que a leitura é transversal a todas as faixas etárias”.