12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo, um paraíso de cultura, gastronomia e muito mais…

Existem destinos que atraem algo muito específico, mas os que atraem mesmo são aqueles que oferecem muito mais do que aparenta e o Alentejo é um deles. Esta região do sul de Portugal é uma “raspadinha” que traz sempre um prémio: independentemente da cidade que visita, do restaurante onde come ou da época do ano que viaja, o Alentejo é sempre um sucesso.

Se a Conde Nast Traveller já incluiu recentemente o Alentejo na “Gold List” dos destinos para 2022, qualificado como “um lugar de felicidade”, conheça os pontos chave que vão fazer com que todos os viajantes se dirijam a este destino que tem já se tornou uma referência para viagens lentas:

Coração

Entre os pilares fundamentais do Alentejo estão, como poderia ser de outra forma, as suas gentes. A região do Alentejo, composta por vilas muito unidas, destaca-se pela hospitalidade, pela proximidade dos seus habitantes e pelo bom tratamento que dispensam aos visitantes.

Quando se põe os pés no Alentejo, é como se estivesse em casa; restaurantes transformam-se em cozinhas de simpáticos moradores que abrem suas portas para que se sente à sua mesa.

Atenção

O cuidado que a população tem pelos visitantes, também tem com o meio ambiente. O Alentejo é uma das regiões mais ecológicas e sustentáveis, não só em Portugal, mas também na Europa. Possui milhares de hectares de campos, montanhas, lagos e outros enclaves que abrigam uma grande biodiversidade. Além disso, grande parte das empresas locais realizam o seu trabalho respeitando o meio ambiente, conforme atestam os certificados que possuem.

Qualidade

Por fim, o Alentejo é sinónimo de qualidade pela sua gastronomia, pelas suas praias, pelos seus campos, pelos seus pontos de interesse cultural, pelo seu clima, pela sua gente … Tudo se resume nesta palavra e a melhor forma de o confirmar é visitando o local, experimentá-lo e senti-lo como um Alentejo mais este 2022.

Calmo

O Alentejo tornou-se nos últimos anos um dos maiores expoentes do slow travel, pela paz e tranquilidade que se respira em toda a região. Quem deseja fugir do bulício da cidade e passar algum tempo sozinho ou com a família, só precisa se perder nas amplas e belas praias de seu litoral ou explorar os campos e vinhedos que ela guarda como tesouro.

Cores

A primeira coisa que se vê ao entrar nesta bela região é o contraste de cores que ela possui: o verde das montanhas, o ocre dos seus campos, o azul do mar, o branco das suas casas de pedra … Tudo isso, iluminada por uma luz única e indescritível que lhe confere um ambiente único, tanto que poderia ser um Pantone próprio, seja pelo seu céu ensolarado ou pelos tons laranja e rosa dos seus pores-do-sol. Uma nuance que torna essa experiência mágica e inesquecível.

Clima

Outro dos grandes atrativos desta zona, como se pode imaginar pela localização no mapa, é o clima. O Alentejo goza de um clima invejável durante todo o ano. No verão, seu litoral permite que quem vai à praia e também quem prefere ir com a brisa da montanha se refrescar; no inverno, por estar localizada no sul do país, as temperaturas são mais amenas e você pode aproveitar os dias de sol – e os mais corajosos, até na praia.

Cultura

Para além dos inúmeros museus que alberga (de arte, história, arqueologia, ciência, etc.), o Alentejo é em si mesmo um destino obrigatório para todos os amantes da cultura. Basta percorrer as ruas das suas vilas para admirar, através de magníficos pontos de interesse como os castelos fortificados de Marvão, Monsaraz ou Mértola, toda a história que albergam.

C/inoutviajes

Populares