12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“”Há 4.658 candidaturas aprovadas no Alentejo 2020 e 3.904 estão em execução ou encerradas” diz Ceia da Silva!

António Ceia da Silva foi eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo há pouco mais de um ano. 

A CCDR Alentejo tem participado ativamente em grandes projetos na região. A eletrificação da linha que vai de Casa Branca a Beja, a eletrificação da linha do Leste ou a ponte entre Montalvão e Cedillo são alguns desses projetos.

Em jeito de balanço deste primeiro ano de mandato, António ceia da Silva refere “o balanço é, obviamente, satisfatório” acrescentando ainda “conseguimos uma forte ligação a todos os agentes do território – autarquias, empresários, academias.”

Para o Presidente da CCDR Alentejo ” houve, em todas as áreas, a nível de autoridade de gestão, um aumento da taxa de execução, na qual estamos muito próximo dos 60%, que é a meta que pretendíamos atingir no final deste ano. Houve, portanto, um acréscimo muito significativo dessa taxa de execução ao nível do PT 2020.”
 

Ceia da Silva, nesta mesma entrevista, dá ainda conta que “elaborámos também as bases globais do próximo quadro comunitário de apoio e aprovámos a estratégia regional no Conselho de Inovação.”

O responsável pela CCDR Alentejo sublinha “os projetos que a CCDRA lidera a nível europeu, como é o caso do AURORAL, cujo objetivo é a revitalização das comunidades mais pequenas, as comunidades rurais. “

Garante que a CCDR Alentejo “tem participado ativamente na prossecução de alguns destes projetos. Um projeto que já está garantido o financiamento é a eletrificação da linha que vai de Casa Branca a Beja e depois o ramal até ao aeroporto, decisivo do ponto de vista de dinâmica do território. A eletrificação da linha do Leste também já está contratualizada a nível do Plano de Recuperação e Resiliência, outra das áreas decisivas para a dinâmica do Alto Alentejo. Há a barragem do Pisão, que era uma ambição com mais de seis décadas!”

A propósito de projetos futuros destaca ainda “está também contratualizada a ligação de Montalvão, no concelho de Nisa, e Cedillo,  uma ponte transfronteiriça que vai permitir ligar o Alto Alentejo à Estremadura espanhola, o que significa uma redução imensa de quilómetros e que vai trazer dinâmica económica naquela área; a  construção a linha que é a bitola do TGV, que liga Évora a Elvas/Caia assim como o projeto  da rotunda, assinada há dias, que permitirá a ligar Portalegre ao futuro Centro de Instrução de Praças da GNR.”
 

A CCDR Alentejo, conforme refere “Tem apostado muito no espaço de coworking para permitir o regresso dos jovens que perdemos ao longo destes anos.António Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo pois desejamos o regresso daqueles que partiram às suas terras. “

No que diz respeito ao Alentejo 2020, já foram aprovadas 4.658 candidaturas. Destas, 3.904 encontram-se atualmente em execução ou já foram encerradas. Números interessantes do programa que atribui os fundos da União Europeia e que tem sido importante para a região.

António Ceia da Silva classifica este programa como “importante para o território”, pois tem permitido muito a “alocação da investigação tecnológica e do apoio à academia”. 

Fonte: Jornal de Negócios

Populares