Um momento especial, é assim que o Cónego Francisco Couto, classifica a passagem do Símbolo das Jornadas Mundiais de Juventude por Vila Viçosa.
Estadia na Igreja de São Bartolomeu durante a manhã, à tarde na Praça e na noite de ontem, em vigília, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
“O importante é passar em Vila Viçosa e convocar os jovens e a comunidade que se junta em volta dos jovens e os sustenta e apoio”, acrescenta o Cónego Francisco Couto. Pela oração, motivo que Portugal acolha bem, celebre bem esta fé que sempre nos protegeu por todo o lado.
Os símbolos das JMJ que agora chegam à diocese de Évora são a Cruz e a Imagem de Maria, foram confiados aos jovens pelo Papa João Paulo II e desde 1983 que têm percorrido todo o mundo, num total de mais de uma centena de países, alguns até já repetidos.
Estes são os grandes sinais da fé, diz o Cónego Francisco, que acrescenta estar confiante nos bons resultados destas Jornadas, como Homem de Fé, esperança acredito que será um momento e acontecimento que vai marcar esta geração de jovens porque este mundo precisa de jovens com fé. A juventude precisa de testemunhos, modelos e incentivos, precisa da Cruz de Cristo como símbolo e sinal de salvação.
As JMJ são um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa e irá decorrer de 1 a 6 de Agosto de 2023, em Lisboa, sendo uma iniciativa que contará com o apoio de muitos Municípios do Alentejo.