“Ser solidário vai passar a ser ridiculamente fácil” – este é um dos lemas do novo projeto intitulado Missão Cascas Solidárias, desenvolvido pela Gesamb em parceria com 12 municípios do distrito de Évora
No concelho de Alandroal, já estão a ser montados os novos compostores comunitários, que vão permitir que a população local e as organizações adotem hábitos de reciclagem do lixo orgânico que produzem, ao mesmo tempo, que contribuem para ajudar localmente quem mais precisa. Tudo passa pela reciclagem das cascas das frutas, legumes, talos, folhas (excluindo proteína animal e óleos alimentares). Ao fazê-lo, todos os habitantes dos 12 concelhos abrangidos do distrito de Évora, sem exceção, estão a contribuir para angariar apoios para ajudar crianças e adultos com deficiência e necessidades especiais.
Segundo a divulgação feita pelo presidente do Município de Alandroal, João Grilo, na sede de concelho estão a ser instalados sete equipamentos, e, numa primeira fase, serão ainda colocados um em cada localidade do concelho.
Menos lixo nos contentores também significa menos gastos com transporte e deposição em aterro.
O presidente deixa ainda o alerta de que “Ainda não estão a « funcionar ». Só mais para o fim do mês. Antes, vamos fazer uma campanha porta a porta e entregar aos interessados um recipiente específico, as informações e as formas de acesso.”
Ana Veigas