O Projeto Piloto “Transporte a Pedido”, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA ) implementado através da Plataforma de Mobilidade Como Serviço do Alentejo, tem, a partir de hoje, uma viatura eléctrica ao seu serviço.
A viatura foi apresentada esta tarde, o “Transporte a Pedido” em Vendas Novas será feito através de uma viatura 100% elétrica da marca Nissan, evidenciando as preocupações ambientais das entidades que estão à frente deste projeto.
Este projeto tem como objetivos disponibilizar uma solução de “Mobilidade Como Serviço do Alentejo” e garantir uma resposta adequada e complementar às necessidades dos cidadãos.
O Transporte a Pedido é um serviço disponibilizado pelos municípios aderentes (Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Moura, Beja, Mértola e Odemira) e também com a colaboração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) que pretende complementar os serviços existentes, em locais onde ele não existe ou é deficitário, nunca se sobrepondo à oferta já existente.
No futuro, o objetivo passa por alargar esta plataforma a todos os concelhos da Região do Alentejo, nos quais a CCDRA tem competências de coordenação de políticas regionais.
Com a implementação da Plataforma de Mobilidade Como Serviço do Alentejo, espera-se uma transformação digital que sirva também de instrumento de gestão territorial e mobilidade, de forma a garantir uma maior coesão regional.
C/ https://www.ccdr-a.gov.pt/ e Município de Vendas Novas
Fotos – Município de Vendas Novas