A peregrinação dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) 2023 da Arquidiocese de Évora chegou ontem, 12 de janeiro, ao concelho de Sousel, à aldeia de Santo Amaro.
Assim, na noite desta quarta-feira, os Símbolos percorreram o caminho, iluminado por velas, entre a rotunda da Santinha e a Igreja Matriz, conforme divulgado pelo município.
Seguiu-se uma vigília/terço que contou com a presença de vários representantes de entidades do concelho, nomeadamente o presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, e o vice-presidente António Dâmaso.
Na manhã de hoje, os símbolos estiveram no Mini-lar de Santo Amaro, de onde seguiram para Veiros, voltando ao concelho de Sousel, amanhã, dia 14.
Os símbolos oficiais das JMJ 2023, são constituídos pela cruz peregrina, e pelo ícone da Nossa Senhora Salus Populi Romani.
Os símbolos foram entregues aos jovens portugueses pelos jovens do Panamá, onde decorreu a JMJ 2019, numa Eucaristia presidida pelo Papa Francisco, em novembro de 2020. Ao longo de dois anos, os símbolos vão percorrer uma diocese de Portugal por mês, até julho de 2023.
Estes símbolos que já percorreram os 5 continentes, cumprem o objetivo do Papa São João Paulo II quando confiados aos jovens: “carreguem-na pelo mundo fora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade”.
Fotos: CM Sousel