No início desta semana, foram assinados 37.3 milhões de euros de fundos da União Europeia, em 12 Protocolos de Articulação Funcional entre a Autoridade de Gestão do Alentejo 2020 e os Grupos de Acção local – GAL que vão implementar no terreno as Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Territorial – DLBC.
Segundo a informação prestada estes fundos europeus do Alentejo 2020 são complementados com fundos europeus do PDR2020 e do MAR2020, estes últimos para as estratégias rurais e costeira, respetivamente, assumindo um valor global de 67,3 milhões de euros.
Os Grupos de Ação Local que celebraram os Protocolos foram: ADER-Al, ADL (2 protocolos – rural e costeiro), ALENTEJO XXI, APRODER, CHARNECA, ESDIME, LEADERSOR, MONTE, ROTA DO GUADIANA, TERRAS DO BAIXO GUADIANA e TERRAS DENTRO, que cobrem a totalidade geográfica do território alentejano.
O Desenvolvimento Local de Base Comunitária – DLBC visa promover, em territórios específicos, a concertação estratégica e operacional entre parceiros, focalizada no empreendedorismo e na criação de postos de trabalho, em coerência com o Acordo de Parceria Portugal 2020, e no quadro da prossecução dos objetivos da Estratégia Europa 2020.