Já foram entregues os primeiros 14 compostores domésticos aos Vendasnovenses que mostraram interesse em aderir ao “Missão Cascas Solidárias”, um projeto que visa converter composto orgânico em apoio a instituições do distrito de Évora que ajudam pessoas com deficiência.
E como é que isso é possível? É fácil. Ao aderir ao projeto será cedido um compostor doméstico que irá utilizar para depositar o lixo orgânico, ou seja, as cascas de frutas, legumes, talos, folhas que habitualmente envia para o contentor. Essa reciclagem vai fazer com que haja uma redução na quantidade de lixo produzido, diminuindo os custos no seu tratamento, e é exatamente esse ganho que a “Missão Cascas Solidárias” irá entregar às instituições sociais.
A pioneira ideia é da GESAMB, empresa responsável pelo tratamento do lixo, e está a ser implementada em 12 municípios do distrito de Évora, sendo que Vendas Novas disse que “sim” desde a primeira hora, reconhecendo o carater ambiental e solidário da mesma.
O apoio monetário será entregue às três instituições que, nesta primeira fase, foram sorteadas, sendo elas: a ASCTE – Associação Sociocultural Terapêutica de Évora a CerciEstremoz e a CerciMor.
“Ser solidário vai passar a ser ridiculamente fácil”, este é um lema que se enquadra neste inovador projeto de cidadania solidária, ativa e ambiental que promete revolucionar a forma como as populações locais podem ser agentes ativos de mudança para um futuro sustentável e mais solidário.
Para participar, tudo o que precisa fazer é pedir o seu compostor gratuito através do telefone 932 290 725, online através da página re-planta.pt, ou esperar pela informação do Município sobre os dois locais onde serão colocados os compostores comunitários.
Fonte/Fotos: CM Vendas Novas