15.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: O Prémio de Pintura “tem interesse e vem trazer à memória a grande figura que foi Henrique Pousão (…) o objetivo é também promover o concelho”, diz Manuel Condenado (c/som)

A Câmara Municipal de Vila Viçosa promove uma nova edição do Prémio de Pintura Henrique Pousão, um concurso bianual que tem como principal objetivo estimular os artistas alentejanos e divulgar a identidade cultural e artística local.

Os participantes têm total liberdade temática, admitindo-se todas as tendências e correntes estéticas, desde que se enquadrem na disciplina de pintura.

As obras a concurso devem ser assinadas e identificadas com o nome da obra no verso, acompanhadas por ficha de inscrição, a fornecer pelos serviços municipais, e entregues até ao dia 30 de setembro de 2016 na Câmara Municipal de Vila Viçosa.

À Rádio Campanário o presidente da autarquia calipolense referiu que “é um Prémio lançado em anos alternados ao prémio Literário Florbela Espanca, no ano em que se lança o Prémio de Pintura Henrique Pousão não se lança o literário (…) solicitamos à Universidade de Évora que indique duas pessoas para integrar o júri e vamos enviar também o pedido à Assembleia Municipal para designar um representante”.

Manuel Condenado salienta que “o Prémio tem interesse e vem trazer à memória a grande figura que foi Henrique Pousão (…) o objetivo é também promover o concelho porque é um Prémio de âmbito regional e nacional, quem concorre são pintores mais da zona do Alentejo, mais de âmbito regional, até pelo valor do Prémio de 2.500 euros, mas nada obsta que um pintor que resida noutra zona do território possa concorrer”.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa diz que “é também um Prémio para ajudar e dar apoio aos artistas da região e é sempre uma homenagem permanente a esta figura que foi Henrique Pousão”.     

O júri para apreciação dos trabalhos será constituído por personalidades de reconhecida idoneidade intelectual, sendo um elemento designado pela Assembleia Municipal e os restantes pela Câmara Municipal.

O autor do quadro vencedor será distinguido com um prémio no valor pecuniário de 2.500 euros.

Populares