Os Jogos Olímpicos de inverno começam já na próxima sexta-feira em Pequim e Portugal vai ser representado por três atletas e esquiadores.
Portugal participa na competição que se realiza entre 4 e 20 de fevereiro, na China, com Ricardo Brancal e Vanina de Oliveira, no esqui alpino, e José Cabeça no esqui de fundo, os três estreantes em Jogos Olímpicos.
Natural de Évora, José Cabeça tem “menos de cinco meses de neve na vida”: “Sou alentejano e a última vez que nevou em Évora foi em 2004 e foi só um bocadinho. Não dava para esquiar. Sou tão novo nisto que tenho apenas quatro provas internacionais”, observou.
A inexperiência não o demove de querer ser “o melhor português a fazer esqui de fundo”, mas, para já, promete apenas “dar o melhor”, reconhecendo que “um resultado a meio da tabela seria incrível” e que nos próximos Jogos conversará “de maneira diferente”.
“Nem fazia ideia de como se praticava. Nos últimos dois meses trabalho com um treinador e a evolução foi incrível. Tentámos fazer o que se demora quatro ou cinco anos a fazer. Não comecei a fazer esqui de fundo porque era giro, mas porque queria ir aos Jogos Olímpicos”, advertiu.
José Cabeça é também praticante de triatlo, modalidade em que chegou a integrar a seleção nacional e à qual espera poder regressar um dia, até porque não perdeu a “esperança de ser o primeiro português a ir aos dois [Jogos Olímpicos, de Verão e Inverno]”.