Isabel Stilwell visitou recentemente Vila Viçosa, e partilhou a sua experiência com os leitores referindo que “um dos meus quadros favoritos de D. Catarina ainda menina está no Paço Ducal em que nasceu, e que foi mantido sempre como casa de família pela dinastia Bragança. É um dos meus paços favoritos, pela dimensão, a luz e as janelas que abrem para os jardins.”
Isabel Stilwell continuou, referindo que “se já leu o “D. Amélia – A rainha que deixou o coração em Portugal”, é o lugar certo para regressar no tempo: a decoração, os menús pintados pela rainha, as fotografias, tudo conta como ali viviam. E foi exatamente no regresso de Vila Viçosa, no dia 1 de fevereiro de 1908, que o rei e o príncipe foram assassinados à chegada, no Terreiro do Paço, em Lisboa.”
a renomada jornalista e escritora deixou ainda a sugestão, caso visite Vila Viçosa, a Princesa do Alentejo, “não deixe também de ir ao Santuário de Vila Viçosa. A igreja é tão magnífica e tão cheia de detalhes interessantes que quanto mais olhar, mais encontra. A imagem de Nossa Senhora da Conceição terá sido comprada por D. Nuno Álvares Pereira em Inglaterra e doada à igreja, que, segundo a tradição, foi fundada pelo condestável do Reino.”