O Crato recebeu ontem, terça-feira, a peregrinação dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizarão de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa, e que juntarão milhares de jovens de todo o mundo.
A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram recebidos no Convento São Nuno de Santa Maria que, por coincidência celebrou, ontem os 71 anos da sua fundação.
Seguiram em peregrinação entre o Carmelo São Nuno de Santa Maria e a Igreja Matriz.
O corpo de Bombeiros Voluntários do Crato e a sua escolinha transportaram dos símbolos acompanhados pelos catecúmenos da Paróquia e por devotos, com paragem junto aos Paços do Concelho. Aqui foram recebidos pelo Vereador da Câmara Municipal Pedro Coelho que se congratulou com a iniciativa das Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa, em 2023 e manifestou total disponibilidade do Município em colaborar com este evento mundial.
A entrega aos jovens portugueses da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, realizou-se no dia 22 de novembro de 2020, Solenidade de Cristo Rei.
A Cruz Peregrina tem 3,8 metros de altura e foi construída em 1983. O Papa João Paulo II entregou aos jovens a cruz em 1984, no Domingo de Ramos e a cruz peregrina já passou por 90 países dos cinco continentes. Desde 2000 é acompanhada pela imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani e simboliza a presença de Maria.
Fonte/Fotos: CM Crato