Queixam-se de turnos de 12 horas com apenas uma pausa de meia hora e de irregularidades nos salários, conforme conta a reportagem da SIC Notícias.
São os trabalhadores agrícolas das estufas da Sudoberry, em São Teotónio, no concelho de Odemira, e a manifestação aconteceu ontem, nas instalações da empresa, por melhores condições de trabalho.
Exigem clareza no pagamento de horas de trabalho, mas também mais pausas durante as colheitas, fazem turnos de 12 horas apenas com direito a uma paragem de meia hora para almoço. As queixas estendem-se à higiene das casas de banho e do refeitório, mas sobretudo à intransigência de quem define as condições em que trabalham.
Fartos do silêncio da empresa, os trabalhadores foram até ao escritório no final da jornada de colheita.
Os trabalhadores da Suboberry assinaram contrato, com promessa de 6,22€ por hora, mas não percebe como é pago. A folha salarial parece não dar as respostas que procuram.
Aos trabalhadores, na maioria vindos do Nepal, da Índia e dos Paquistão, mas também de Marrocos ou da Bulgária, a administração vai prometendo respostas nos próximos dias, mas, nem por email, nem à saída, respondeu a qualquer questão da SIC.
Com cerca de 50 hectares de estufas, a Sudoberry é um dos grandes produtores agrícolas de São Teotónio. Está por esta altura a colher framboesas para grandes superfícies em Portugal e no resto da Europa.
In SIC Notícias