No dia 16 de fevereiro, o Sargento-Mor Gilberto Pires despediu-se daquela que foi a sua casa durante muito tempo, transitando para a situação de reserva fora da efetividade do serviço.
Conforme referido na página oficial da GNR de Beja, tendo ingressado na extinta Guarda-Fiscal, foi colocado no Posto da Comporta da Companhia de Setúbal. Com a promoção ao posto de Cabo, foi colocado no Posto de Almodôvar e posteriormente na Secretaria daquele Destacamento Territorial. Com a sua progressão na carreira e já com o Posto de 2º Sargento passou a desempenhar funções no OCD do então Grupo Territorial de Beja, sendo que com a restruturação operada na GNR passou a desempenhar funções no SEPNA do CTBeja. Em 2013 foi colocado como Chefe da Secretaria do Destacamento Territorial de Almodôvar.
Pelo seu excelente desempenho, dedicação e contributo em prol da segurança das populações, nos diversos serviços e locais onde prestou serviço, foi o mesmo agraciado com louvor pelo Comandante de Unidade.
No último dia de serviço foi distinguido com uma singela e honrosa homenagem por parte dos camaradas que com ele privaram, desejando-lhe felicidades para esta nova fase da sua vida!