A partir do próximo dia 18 de fevereiro e até 22 de fevereiro, na Igreja do Salvador, em Évora, estará patente ao público a Exposição 75 Anos do Opus Dei em Portugal.
A exposição será inaugurada no dia de hoje, sexta-feira às 18h30 e pode ser visitada nos seguintes horários:
- 6.ª feira: 18h30-20h
- Sáb. Dom. 2.ª feira: 11h-13h; 15h-17h
- 3.ª feira: 9h30-12h30; 14h-16h
A Exposição consta de 14 painéis, alguns com fotografias inéditas, e de alguns objetos históricos, com que se contam os principais momentos da história desta instituição da Igreja Católica.
O Opus Dei está a celebrar 75 anos de presença em Portugal (1946-2021). Um jovem farmacêutico de 24 anos instalou-se em Coimbra no dia 5 de fevereiro de 1946. Esse começo foi antecedido por viagens de Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei: em 5 de fevereiro de 1945 veio pela primeira vez a Portugal. Nesse mesmo ano, voltou duas vezes e visitou os bispos de Braga, Porto, Coimbra e Leiria, para preparar o futuro.
A mensagem do Opus Dei é a mensagem da Igreja, com ênfase no despertar da consciência religiosa e cristã dos cristãos comuns que vivem os problemas do dia a dia de que, ao contrário do que às vezes pode parecer, a sua vida, aparentemente irrelevante, é grande aos olhos de Deus quando é vivida em união com Deus: “onde estiver o nosso coração, o nosso trabalho, a nossa relação com os outros, aí está também o nosso encontro com Cristo” (Escrivá).
A celebração decorre ao longo do ano com várias iniciativas e tem como objetivos dar graças pelos frutos do serviço a Deus, à Igreja e a tantas pessoas, e dar a conhecer a história destes 75 anos.