Foram recentemente apresentados os resultados do 1º semestre deste ano, no que respeita aos rastreios oncológicos no Alentejo
Segundo os dados agora apresentados nos primeiros seis meses deste ano foram rastreadas nos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES do Norte Alentejo, Alentejo Central e Litoral Alentejano) 11.204 mulheres ao Cancro da Mama, tendo sido convidadas 17.204. Das mulheres rastreadas 170 efetuaram a aferição, sendo 37 encaminhadas para observação hospitalar.
No que respeita ao rastreio do Cancro do Colo do Útero, que decorreu nos quatro ACES do Alentejo (ACES do Norte Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo e Litoral Alentejano), foram rastreadas 10.678 mulheres das 15.654 convidadas. 172 Mulheres foram encaminhadas para aferição do resultado do rastreio primário por citologia em meio líquido, nas consultas de patologia cervical dos 4 Hospitais.
Relativamente ao rastreio Cancro do Cólon e Reto que decorreu no ACES Alentejo Central, foram rastreados 935 homens e mulheres nos Centros de Saúde de Reguengos de Monsaraz e Mourão, dos quais o teste PSOFi foi positivo em 68 utentes e só 63 aceitaram a aferição por colonoscopia.