A XIII mostra Gastronómica de Peixe do Rio do Alandroal acolheu esta tarde o “curso de cozinha de pescado do Rio II”, organizado pelo chefe de cozinha José Júlio Vintém, proprietário TombaLobos de Portalegre, que convidou o Chefe João Sá para dar a aula.
O Chefe João Sá, veio de Lisboa, é o proprietário e chefe do Restaurante Sala, o seu primeiro projeto a solo, orientou, então a aula.
Em entrevista à Rádio Campanário, o Chefe João Sá confidenciou que está foi a primeira vez que esteve em Alandroal, mas ficou muito contente por ter casa cheia no curso, mais ainda todos aqueles e aquelas que puderam assistir pela internet e poderão, sempre que quiserem voltar a assistir. “Esta é uma das conquistas que podemos apontar à pandemia. O online veio para ficar e permite ver sempre que quisermos. Só não podem provar”, acrescenta.
Verdadeiramente entusiasmado com o produto “peixe do rio”, o chefe diz que é fácil trabalhar, cozinhar com este produto, aplicar-lhe outras técnicas que não as tradicionais e trazê-lo para a cozinha pró mundo, dando-o a conhecer aos turistas que vêm a Portugal experimentar coisas novas.
O Chefe confidenciou ainda que o peixe do rio é tão bom como o pescado de mar, “não lhe falta finesse ou elegância. Bom seria que este peixe chegasse facilmente a Lisboa e em boas condições”, desabafa. Era impotante ter alguém que fizesse entregas na capital
Hoje em Alandroal, o Chefe João Sá, procurou dar visão de mundo ao “peixe do rio”.
{gallery}curso de cozinha{/gallery}