O concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, quer apostar numa oferta de turismo diferenciada para impulsionar a economia do concelho, disse hoje à agência Lusa o vereador responsável pelo pelouro, António Pinto Xavier.
O município apresentou, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um conjunto de ofertas que são “uma mais-valia” para o objetivo de “virar a página” da aposta naquele setor que, acusou o autarca, “nunca foi o foco nos últimos anos”.
“Agora essas páginas viraram e o turismo é uma das prioridades. É uma forma de promover e salvaguardar o nosso património e é também o setor da economia que mais contacta com o comércio local”, apontou António Pinto Xavier.
De acordo com o vereador, que foi candidato à liderança da Câmara Municipal pela coligação PSD/CDS-PP, trata-se de um tipo de turismo que “precisa que as pessoas conheçam as terras, que as vivam com calma” e que, acima de tudo, “possam passear, porque são essas pessoas que consomem no comércio local”.
“É um turismo que não é de massas, mas que, com o tempo, vai certamente acrescentar ao nosso concelho”, sustentou.
Entre as ofertas apresentadas pelo concelho na BTL estão vários “projetos novos”, como “a Casa das Letras, que já tem atividade”, ou “o Hotel do Sono”, uma unidade hoteleira que terá como objetivo o conforto e bem-estar aliados às terapias do tratamento do sono.
Há ainda o Burriscas Campismo Rural, “indicado para quem gosta da calmaria do campo, mas não quer perder a cidade de vista”, acrescentou António Pinto Xavier.
Quanto à doçaria regional, o vereador afirmou que “as filhós de Cabrela já são mais conhecidas”, por via da participação no concurso Sete Maravilhas Doces de Portugal.
O autarca referiu-se ainda ao Ludopólis, um projeto “transversal a quatro concelhos” onde se podem experimentar “centenas de jogos para todos os gostos e idades”, que também foi divulgado no certame onde estiveram em destaque o Roteiro Literário Levantado do Chão e a Semana da Bolota.
O município de Montemor-o-Novo está a promover o Roteiro Literário Levantado do Chão e os roteiros temáticos do projeto, que irá ganhar um novo impulso com a abertura de um novo espaço cultural, em Lavre, dedicado a José Saramago.
“É importante que tenhamos alguma oferta ‘mainstream’ para dar resposta a essa procura, até pela proximidade com Évora. Mas estas ofertas vêm sempre acrescentar e dar aquilo que, se calhar, outros não têm. Daí que a diferença poderá fazer sentido e ser uma excelente resposta para Montemor-o-Novo”, acrescentou o vereador do Turismo.