Está a decorrer, em Grândola, a BP Ultimate Baja TT ACP 2022 que já teve duas baixas, depois do acidente e abandono da dupla Campeã Nacional, Tiago Reis e Valter Cardoso (Toyota Hilux). Piloto e navegador foram transportados a uma unidade hospitar para exames e observação.
Recorde que a BP Ultimate Baja TT ACP 2022 está de regresso ao litoral alentejano, onde 84 equipas, entre as categorias de automóveis, SSV e motos, competirão para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) e do Campeonato Nacional Rally Raid. Uma organização Automóvel Club de Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Grândola e Santiago do Cacém.
Num total de 380 km entre a partida e a chegada à vila de Grândola, que, para além das pistas de areia, inclui estradões de terra desenhados entre vales e serra, as equipas enfrentarão inúmeros desafios competitivos, que requerem alguma perícia por parte dos pilotos.
A integrar a segunda prova do CPTT está em destaque a participação do vencedor da primeira prova da temporada, o jovem João Ferreira (MINI JCW Rally), mas também para o campeão em título, Tiago Reis (Toyota Hilux). Dois fortes candidatos à vitória, a par de nomes como os de João Ramos (Toyota Hilux) e de Alejandro Martins (MINI JCW Rally) ou mesmo dos brasileiros Cristian e Marcos Baumgart (ambos em Toyota Hilux) ou do espanhol Luis Recuenco (MINI JCW Rally). Uma referência, ainda, para a presença do vencedor da primeira edição da prova e oito vezes campeão nacional de TT, Miguel Barbosa (Toyota Hilux) que regressa à atividade, depois da participação no Dakar.
A 19 de março (sábado), teve lugar a primeira etapa, com a disputa do Prólogo (7 km) na zona de Santiago do Cacém e o primeiro Setor Seletivo (SS1 – Santiago/Sines/Grândola), ao longo de 110 km, enquanto para domingo está agendada a derradeira etapa competitiva, com a disputa do segundo Setor Seletivo (SS2 – Grândola/Alcácer), ao longo de 160 km.