Quinze novas empresas instalaram-se na incubadora gerida pelo Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE), após obras de requalificação que envolveram um investimento de 565 mil euros, revelou hoje o presidente desta associação.
O presidente do NERE, Rui Espada, indicou à agência Lusa que a requalificação permitiu a instalar “mais 15 empresas” e que o espaço tem agora em incubação física 55 empresas, com 180 pessoas a trabalhar, além de 31 em incubação virtual.
As obras, já concluídas, dizem respeito à terceira fase da incubadora Centro de Negócios do Alentejo, que funciona nas instalações do NERE, no Parque Industrial e Tecnológico de Évora, cuja inauguração está prevista para terça-feira.
Segundo o responsável, a empreitada envolveu a requalificação de uma área, com “450 metros quadrados”, que funcionava como armazém, onde foram instaladas algumas das novas empresas e outras já alojadas com “necessidade de alargar o seu espaço”.
Os trabalhos permitiram também criar novas zonas de trabalho para as empresas no primeiro e no segundo andar do edifício, incluindo salas de reunião, multiúsos e de ‘cowork’ e um terraço com “vista para a cidade”, disse.
“Tentámos reaproveitar ao máximo” os espaços existentes e “melhorar o aspeto visual do piso intermédio” do edifício da incubadora, frisou Rui Espada, precisando que o investimento a rondar os 565 mil euros contou com apoio de fundos comunitários.
Durante a intervenções, indicou, foram também instalados painéis fotovoltaicos de autoconsumo.
A inauguração da terceira fase da incubadora integra o programa da edição deste ano do Fórum Empresarial do Alentejo, que se realiza na terça-feira, nas instalações do NERE, organizado em parceria pelos núcleos empresariais de Évora, Beja e Portalegre.
Este ano, a iniciativa, que junta empresários, empreendedores e representantes de instituições públicas e do sistema científico e tecnológico regional e nacional, é dedicada à temática da internacionalização das pequenas e médias empresas (PME).