Tal como a Rádio Campanário já tinha noticiados, o filme “Salgueiro Maia – O implicado”, do realizador Sérgio Graciano, sobre um dos capitães da Revolução de Abril de 1974, estreia-se nos cinemas a 14 de abril.
O filme “é uma história de ficção baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas, emoções reais de quem acompanhou o capitão ao longo de toda a vida”
Conforme notícia avançada pelo Observador, este filme, para o biógrafo, António Sousa Duarte, é “uma tentativa de reposição de justiça” sobre “o único herói do século XX português”.
“Salgueiro Maia — O Implicado”, com realização de Sérgio Graciano, é uma produção da Sky Dreams, de José Francisco Gandarez, a partir de uma ideia do antigo jornalista e empresário António Sousa Duarte.
O elenco conta ainda com Filipa Areosa, Diogo Matos, Catarina Wallenstein, Dinarte Branco, José Condessa, João Nunes Monteiro, José Raposo, entre outros.
O filme, que assenta na biografia “Salgueiro Maia — Um homem da Liberdade”, “pretende que seja um contributo para o alerta” destaca.
Para o biógrafo, Salgueiro Maia “tinha merecido que em vida se tivesse feito algo de simpático. Pouco se fez. […] Quem designa os heróis não é o Presidente da República, nem o primeiro-ministro, nem os militares e os diplomatas. Ele é herói, porque o povo vê nele um herói, o povo da Esquerda, da Direita, o povo católico, o povo ateu, o povo gordo, o povo magro. “
Um filme dirigido a todos os públicos e que será posteriormente também apresentado em contexto escolar por forma a que as geraçõe smais novas conheçam a riqueza da história de Portugal e o papel importante do Alentejano Salgueiro Maia.
Leia a notícia completa em Observador