As vilas da Moita e Viana do Alentejo, vão voltar a viver a agitação em torno dos cavalos, charretes e atrelagens, com o regresso do maior e mais abrangente evento equestre nacional, de 20 a 24 de abril, com a Romaria a Cavalo.
A apresentadora Mónica Jardim e o ator e cantor F.F. são os padrinhos da 20ª edição da Romaria a Cavalo que parte no próximo dia 20 de abril, da Moita, em direção a Viana do Alentejo, onde chega dia 23, às 17h00.
Enquanto embaixadora do Alentejo, Mónica Jardim revelou que o convite para ser madrinha da Romaria foi “irrecusável”. A apresentadora deixou um convite para que assistam e acompanhem a romaria que considera ser uma tradição “bonita e emotiva” com especial destaque para a partida, na Moita e a chegada a Viana do Alentejo.
O também embaixador do Alentejo F.F. é, apesar das ligações à região, pela primeira vez, padrinho da romaria, um convite que o deixou “muito feliz”. “A minha família é, maioritariamente, toda do Alentejo e tive a sorte de aí viver”, revelou, tendo sido no Alentejo que começou a cantar e perceber “que o futuro ia passar pela música”. Esta será a sua “estreia” na Romaria “que está de braços abertos para receber muita gente”, concluiu.
Recorde-se que centenas de romeiros voltam a cumprir a tradição, numa viagem de 150 quilómetros por caminhos de terra batida e que tem início junto à Igreja de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, na Moita, e termina no Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, em Viana do Alentejo, passando por várias localidades, entre as quais Alcáçovas.
Para receber os muitos visitantes esperados, as duas vilas vão vestir-se a rigor com colchas, mantas e outros adereços, outrora exibidos em ocasiões religiosas, e tão caraterísticos desta romaria que consagra, como poucas, a união entre o sagrado e o profano.
De salientar que a Romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída pelos Municípios da Moita e de Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior, da Hidrauviana, da Vangflor e da Delta Cafés.