O Cortejo Histórico e Etnográfico de Serpa sai à rua no próximo domingo de Páscoa, dia 17 de abril, pelas 16.00 horas, comemorando a sua quadragésima edição. Para assinalar a data, foi criado um novo carro representativo da Serpe alada, símbolo do Município de Serpa.
Esta iniciativa realiza-se desde 1979, com o objetivo de celebrar e dar a conhecer a rica história do território, bem como as tradições, usos, costumes e singularidades que engrandecem a identidade das nossas gentes. O Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014, estará representado através da participação de vários grupos e ranchos corais.
A realização do Cortejo é o ponto alto dos festejos da Páscoa no concelho de Serpa, e em especial das Festas em Honra de N. Senhora de Guadalupe. A sua realização só é possível porque a autarquia conta com o apoio inestimável de particulares e empresas na cedência de viaturas, gado e apoio logístico, além da colaboração de centenas de figurantes que, anualmente, contribuem para a realização deste momento especial para os Serpenses. De destacar o brio e empenho dos trabalhadores da autarquia, que se envolvem, desde o primeiro momento, na construção do Cortejo.
Percurso :: Silos (antiga EPAC), Rua Manuel Dias Nunes, Rua Dr. Palma Santos, Rua Dr. Eduardo Fernandes de Oliveira, Alameda Abade Correia da Serra, Rua do Calvário, Rua Nova, Rua dos Lagares, Rua dos Arcos, Rua da Fonte Santa, Terreiro Humberto Delgado.