17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Politécnico de Beja lança pós-graduação em Gestão Sustentável do Setor Olivícola

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) lançou uma pós-graduação em Gestão Sustentável do Setor Olivícola para qualificar recursos humanos e contribuir para responder aos novos desafios e oportunidades de um setor “cada vez mais importante” no Alentejo.

“O principal objetivo é a melhor qualificação dos recursos humanos” para que consigam “responder aos novos desafios e oportunidades do setor olivícola”, disse hoje à agência Lusa a professora do IPBeja e coordenadora da pós-graduação, Maria Isabel Patanita.

Neste sentido, explicou, o IPBeja pretende que o curso, “sendo uma ação de formação num setor cada vez mais importante económica e socialmente na região Alentejo, possa contribuir para a atualização dos conhecimentos e a aquisição de novas competências dos técnicos do setor”.

Isto “tendo sempre presente a necessidade, cada vez maior, de uma abordagem responsável e sustentável” das atividades económicas do setor, do ambiente e da qualificação e de “fixação de ativos” no Alentejo, frisou, referindo que o curso vai ser ministrado na Escola Superior Agrária (ESA) do IPBeja.

Segundo a professora, o curso destina-se a empresários e responsáveis de organizações ligadas à produção, à transformação e à comercialização de azeitona ou azeite e a técnicos do setor público, de associações interprofissionais e da banca que tenham por âmbito o setor olivícola.

Através do curso, os participantes podem adquirir competências nas áreas de produção, transformação e comercialização de azeite e azeitona de mesa ou que permitam identificar as potencialidades de produtos portugueses a nível mundial e também incrementar habilitações e competências que permitam desenvolver o setor olivícola em Portugal, explicou.

Maria Isabel Patanita contou que a pós-graduação surgiu de um “desafio lançado” ao IPBeja por três entidades da região que são parceiras, nomeadamente a Olivum – Associação de Olivicultores do Sul, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva e a empresa ML – Consultoria Agrícola.

Os interessados em frequentar a primeira edição da pós-graduação podem inscrever-se até sexta-feira e as aulas vão decorrer entre 03 de junho e 22 de outubro, às sextas-feiras e sábados, com interrupção letiva entre 15 de julho e 01 de setembro.

Segundo Maria Isabel Patanita, o programa do curso vai contar com a participação de várias entidades e “muitos especialistas” portugueses e estrangeiros ligados ao setor olivícola, o que será “muito importante e diferenciador”.

Por outro lado, vincou, as aulas vão decorrer em formato presencial, o que será “muito valioso em termos de participação, de debate e de ‘networking’ entre os diferentes participantes”.

Inovação no Olival, Ecoeficiência no setor do azeite, Desafios na qualidade, Análise sensorial, Mercados, comunicação, marketing e publicidade, Responsabilidade Social e a Gestão de Recursos Humanos e também Política Agrícola Comum são as unidades curriculares da pós-graduação.

C/lusa

 

Populares