Um grupo de alunos das escolas da Sra. da Glória e de Valverde realizou uma visita guiada ao Centro Interpretativo e ao Cromeleque dos Almendres (Guadalupe) para conhecer melhor o património do Concelho, fomentando igualmente o convívio entre escolas urbanas e rurais.
O programa incluiu uma visita guiada ao Cromeleque (acompanhada pelos técnicos) e mais tarde, já em Guadalupe, uma aula prática e participação na atividade de arqueologia experimental, seguida de almoço em formato de piquenique junto à Ribeira de Valverde.
As duas turmas escolhidas para integrar a iniciativa foram o 4º ano da EB da Sr.ª da Glória e o 3º/4º ano da EB de Valverde, turmas que integraram o Projeto Municipal de Promoção do Património Local que procura promover o conhecimento e a partilha do património local entre turmas parceiras.
Recorde-se que no 1º período foi realizada uma visita de estudo ao Centro Histórico de Évora, que se traduziu num convite que a turma da Sra. da Glória fez à de Valverde. Agora, no 3º período, foi a vez da turma de Valverde convidar a da Sra. da Glória para fazer uma visita ao património envolvente da sua zona.
Esta visita é realizada com o apoio da autarquia através do transporte e do acompanhamento das turmas e com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo através do Programa de Sensibilização para a Educação Patrimonial, assegurando a concretização da atividade a empresa Ebora Megalithica.
Informação e foto – CM Évora