Kenneth Hanson (Team Optum) venceu ao sprint, na chegada a Mértola, a terceira etapa da 31ª Volta, que começou na Vidigueira com ameaça de mau tempo. No entanto, o triunfo do californiano não beliscou a Camisola Amarela de Jasper Stuyven. O corredor belga da Bontrager Cycling Team terminou a tirada na quarta posição, com o mesmo tempo do vencedor. Nas contas finais, Stuyven conseguiu aumentar ligeiramente a vantagem para os mais diretos adversários: a catorze segundos está agora Chad Haga, colega de equipa do vencedor da etapa desta sexta-feira, e a dezanove segundos Alejandro Marque, da formação portuguesa OFM/Quinta da Lixa.
A vitória do americano, que se diz encantado pelo vinho português, começou a desenhar-se apenas nos últimos momentos da etapa. A descida para Mértola foi feita a alta velocidade e com o pelotão agrupado. Nos derradeiros metros, Filipe Cardoso (Efapel/Glassdrive) consegue ganhar alguma vantagem mas, a faltarem escassos 250 para a linha final, Hanson apostou tudo: “a chegada foi muito rápida, os meus colegas posicionaram-me bem para o sprint, tive sorte e ganhei.”
Com a entrada no fim-de-semana, a caravana da “Alentejana” aproxima-se do litoral. Este sábado, dia 23, o pelotão terá pela frente 153,3 quilómetros com partida marcada para a Avenida 25 de Abril, em Ourique, às 11h20. Com Metas Volantes instaladas em Castro Verde, Aljustrel e Zambujeira do Mar, a quarta etapa irá terminar na Rua de Circunvalação, em Odemira, sem que o pelotão tenha enfrentado qualquer Prémio de Montanha.
Fonte:PAD