Aconteceu hoje a visita da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, à mais antiga Herdade de Reguengos de Monsaraz. A visita, segundo o CEO da Esporão, João Roquette, estava planeada desde maio, quando o CEO e a Ministra se encontraram numa feira de vinhos.
João Roquette, em declaração a RC, afirma que estava em uma viagem à Alemanha para visitar a feira anual de vinhos ProWein Düsseldorf 2022, quando viu surgir a oportunidade de convidar a Ministra da Agricultura para visitar a Herdade Esporão: “Quando a encontrei dirigi-lhe o convite de vir aqui a Reguengos”.
O CEO da Herdade Esporão afirma que o objetivo do convite era mostrar a Maria do Céu Antunes como era a realidade da Herdade, que também era a mesma partilhada com os agricultores da região: “se estende à realidade de outros agricultores também aqui do concelho e do Alentejo”.
A visita teve também a participação da Presidente da Câmara do Município, Marta Prates, que esteve a discutir a realidade das secas que ocorrem no concelho. Para João Roquette, era importante que os debates fossem focados na “ questão da água – ou da falta dela – e da importância do perímetro de rega de Reguengos, para nós agricultores que aqui estamos”