Um Festival de Acordeões integra a programação deste mês das comemorações do centenário do Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, no distrito de Évora, revelou hoje a câmara municipal.
O Teatro Bernardim Ribeiro, propriedade do município, é um dos ex-libris da cidade alentejana, tendo a autarquia preparado uma programação especial, a decorrer ao longo de 2022, para assinalar os 100 anos da principal sala de espetáculos do concelho.
No âmbito desta iniciativa, está agendado para os dias 18 e 19, no teatro da cidade, um Festival de Acordeões, uma parceria entre o município e o Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide”.
No dia 18, às 21:00, atua o Grupo de Acordeones de Valencia de Alcántara (Espanha) e no dia seguinte, às 16:00, sobem ao palco os acordeonistas António Charrinho, Carlos Poeiras e Andreia Sofia.
Para o dia 25, está marcado um concerto pelo Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide”, às 16:00, no Museu Berardo Estremoz.
A programação comemorativa do centenário do Teatro Bernardim Ribeiro não se limita ao espaço do teatro, pois, também decorrem iniciativas de rua, em vários espaços da cidade e nas freguesias do concelho.
Segundo a câmara municipal, espetáculos de teatro, música, cinema, dança, ópera e artes circenses preenchem, ao longo do ano, a programação que assinala o centenário da sala de espetáculos.
O Teatro Bernardim Ribeiro, assim denominado em homenagem ao poeta alentejano do mesmo nome, foi inaugurado em 22 de julho de 1922 e está classificado como imóvel de interesse municipal desde 1997, integrando a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).
C/Lusa