Produzido desde 1992, o vinho Monte Velho já é muito conhecido pelos portugueses e já faz parte da história do Esporão. O vinho, alentejano, já tem tido diversas inovações nesses 30 anos de fabricação, sempre respeitando suas origens e o sabor. Hoje, após todos os anos de consistência no mercado e com a demonstração do agrado dos consumidores, a Herdade do Esporão decidiu inovar ainda mais e está a produzir vinhos biológicos.
Entre as grandes inovações da Herdade está o Monte Velho biológico, um vinho que é produzido lentamente no Alentejo. O diferencial desse novo Monte Velho é a forma de produção, que utiliza exclusivamente uvas em modo de produção biológico, em Reguengos de Monsaraz, em solos mais pobres e pedregosos, num clima continental que é caracterizado pelas fortes amplitudes térmicas da região.
Há dois novos vinhos nessa forma de produção, o Monte Velho Biológico Tinto 2021 e Monte Velho Biológico Branco 2021. O primeiro, é composto em sua maior parte por Aragonez, Syrah e Touriga Nacional, considerado um vinho intenso. De cor rubi, este tinto apresenta aromas a frutos silvestres, cerejas e amoras pretas. No paladar evidencia notas de fruta preta madura, mas fresca, com taninos elegantes e persistentes. O seu final é longo e expressivo.
Já o segundo, o Monte Velho Biológico Branco 2021 utiliza em sua composição castas regionais, com predominância de Antão Vaz, Rabo de Ovelha e Gouveio. É um vinho fresco e vibrante, com cores esverdeadas de aspeto límpido e cristalino. Com aromas a frutos tropicais, com especial destaque do ananás e da manga, este branco caracteriza-se por um paladar intenso, de textura envolvente, onde se realça a pureza da fruta e um final longo e vibrante.
Os novos vinhos já estão disponíveis para comercialização