Uma aldeia no concelho de Mourão desapareceu há vinte anos, e, consequentemente, os seus habitantes viram-se sem lar. A Aldeia Da Luz, como era conhecida, foi demolida, deixando 350 pessoas sem suas casas, seus terrenos, apenas com as memórias do local.
A Aldeia foi demolida com o objetivo de construir em seu lugar um imenso lago, cujo projeto foi idealizado décadas antes, em nome do bem comum. Apesar dos terrenos encontrarem-se hoje submersos, a posse dos mesmos continua em nome dos cidadãos que detinham as escrituras quando lá moravam.
Sendo então donos de propriedades no local que hoje nem existe e nem é habitável, os antigos cidadãos da Aldeia da Luz continuam a pagar impostos anualmente. Um dos antigos habitantes, Reinaldo Santana, afirma nunca ter ultrapassado a perda, e afirma que esse processo está longe de ser concluído
A informação foi avançada pela SIC, emitida no programa Linha Aberta. O ex-morador da aldeia, foi levado até ao lago de barco e ao local onde ele acreditava que era a sua casa: “Estamos, exatamente, por cima do local onde ficava a minha casa”.
Para ler na íntegra e conferir o vídeo, clique aqui