É já no dia 24 de Junho a Festa do Sagrado Coração de Jesus. Sendo uma festa do Calendário Litúrgico, celebrada em toda a Igreja Universal e que neste ano se sobrepõe à Festa de São João, para os membros do Apostolado da Oração, a quem se propõe o “Caminho do Coração” como experiência espiritual, tem um significado muito especial. Na arquidiocese de Évora desde há muitos anos é celebrada na catedral, com devoção e entusiasmo, presidida pelo arcebispo metropolitano e com a representação dos Centros Paroquiais vindos de toda a arquidiocese.
Atendendo a que nos dois últimos anos, devido às circunstâncias pandémicas, não foi possível a participação dos Centros do Apostolado da Oração, felizmente, neste ano, já é possível, embora com alguns cuidados preventivos. Portanto, convido todos os Centros Paroquiais do Apostolado da Oração a participarem com os seus estandartes e insígnias nesta Festa de devoção ao Sagrado Coração de Jesus e de oração pela santificação dos sacerdotes.
Neste ano iremos rezar de um modo especial pelos três sacerdotes que celebram as suas Bodas de Prata Sacerdotais: Manuel José J. Tobias Vieira (Pároco de Nossa Senhora de Fátima e Responsável Diocesano da Pastoral da Saúde); Luís Filipe C. Fernandes (Sacerdote da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue e Pároco em Vila Viçosa e Alandroal) e Ivan Hudz (Coordenador dos Capelães dos Imigrantes Ucranianos e Pároco de Alcáçovas, Torrão e S. Romão do Sado). Também este ano celebram as Bodas de Prata Diaconais: António Maria Machado; Domingos M. Barão; José Maria D. Monteiro; Manuel C. Bilo; Manuel de Jesus C. Serrano; Manuel Paulo Roque e Virgílio F. Gameiro.
A celebração será presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco José S. Coelho, e concelebrada pelos sacerdotes presentes, às 17 horas.
Fonte/Foto: Arquidiocese de Évora