A freguesia de Montoito, no concelho de Redondo, recebe este fim de semana a Feira Medieval, numa organização conjunta da Junta de Freguesia de Montoito e Câmara Municipal de Redondo.
Um certame que anima a Freguesia com diversas atividades, entre eles, os cortejos históricos, voos de aves, degustações entre outras atividades que vão decorrer na Praça 25 de abril e na Rua Dr. António José de Almeida.
A Rádio campanário esteve presente, esta manhã, no início do evento e falou com David Galego, Presidente da Câmara Municipal de Redondo.
O Presidente da Câmara de Redondo começou por nos referir “a população da freguesia de Montoito e do concelho, revê-se muito nestas feiras medievais que no fundo são a recriação histórica daquilo que foi a criação de Montoito.”
Montoito, que em 1270 recebeu a carta de foral, adere com muito entusiasmo a este tipo de eventos. E, segundo David Galego, “as pessoas valorizam imenso esta recriação histórica.”
Este tipo de eventos que já vinham sendo realizados, mas que a pandemia deitou por terra, será na edição deste ano, na opinião do autarca “um reviver de tradições, recriar a história, juntando os nossos artesãos e toda a nossa atividade comercial local, para dar vida ao centro de Montoito.”
Para o Edil “as nossas raízes são fundamentais para traçarmos o nosso futuro “ especificando que “a vila de Montoito foi crescendo ao longo dos séculos e em 1517 acaba por receber o foral Manuelino tornando-se sede de concelho, fez com que essa importância crescente que Montoito teve é fundamental ser relembrada.”
O importante, refere ainda, é “voltarmos a trazer as pessoas aqui e dizer-lhes que Montoito teve no passado uma riqueza impressionante em termos históricos, e que hoje, com muito dinamismo, queremos trilhar o caminho do futuro.”