LOVE é a exposição que traz até ao Palácio dos Duques de Cadaval o infinito amor de Yves Saint Laurent pela cidade de Marraquexe. Os laços entre o designer de moda francês e Marrocos ressoam em infinitas possibilidades e levam a novas abordagens estéticas e conexões criativas. Estes momentos apresentam-se em LOVE num alinhamento de três capítulos distintos e narrados de forma única.
O primeiro capítulo evidencia como Marrocos foi a inspiração do criador francês. Stephan Janson, curador, torna a Igreja de São João Evangelista o palco de uma mostra de catorze coordenados provenientes de um empréstimo excecional da Fondation Pierré Bergé – Yves Saint Laurent, em Paris, e de colecionadores privados.
De acordo com a informação avançada na página oficial do Palácio, são catorze conjuntos cuidadosamente selecionados revelam as nuances do imaginário criativo de Yves Saint Laurent.
O segundo capítulo tem a curadoria de Mouna Mekouar e está patente no coração do Palácio dos Duques de Cadaval, transportando os visitantes numa viagem à descoberta da cena artística contemporânea de Marrocos e das influências partilhadas pelos artistas e Yves Saint Laurent.
A exposição completa-se com o terceiro capítulo e representa uma homenagem a Pierre Bergé, que incentivou e apoiou o artista e estilista Noureddine Amir ao apresentar o seu trabalho na Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent em Paris, em 2014, e no Musée Yves Saint Laurent Marrakech, em 2018. Noureddine Amir foi o primeiro criador marroquino a apresentar uma coleção de alta costura em Paris a convite da Fédération de la Haute Couture, em julho de 2018.
O edificado, que acolhe a exposição LOVE, o Palácio dos Duques de Cadaval, em Évora, é o berço e propriedade da família dos Duques de Cadaval, desde a sua fundação, no século XIV, até aos dias de hoje, tendo nascido sobre as ruínas de um castelo mouro e sabido prolongar- -se no tempo em toda a sua essência através de cuidados programas de intervenção.
Fonte: Palácio do Cadaval em Évora
Foto: Must