Sexta-feira há um raro alinhamento de planetas ocorre antes do nascer do sol e pode ver a “olho nu”.
Vai poder, desde o planeta Terra, um curioso alinhamento de planetas – Mercúrio, Vénus, Júpiter e Marte. O fenómeno acontece a partir de sexta-feira, 24 de junho.
“Os planetas aparecerão “como um colar de pérolas espalhadas perto do horizonte“, explica o cientista espacial e principal observador de estrelas da Sociedade de Astronomia Popular, Lucie Green, à BBC, citado pela SIC Notícias.
Os planetas estarão ordenados consoante as posições a partir do Sol, e vão aparecer no leste a mover-se para sul, daí que Mercúrio será o último da fila.
Na sexta-feira, uma Lua crescente juntar-se-á à linha de montagem, surgindo entre Vénus e Marte.
Os interessados do hemisfério Norte terão ao seu dispor os melhores lugares da “casa”. Para observar o fenómeno, devem acordar antes do nascer do sol.
Conheça o raro fenómeno planetário que pode ver a “olho nu” esta sexta-feira
Alinhamento de planetas ocorre antes do nascer do sol.
O Universo planeia presentear-nos com um raro fenómeno planetário. Do planeta Terra, os amantes do cosmos e os curiosos observadores poderão ver, a partir de sexta-feira, um alinhamento de cinco grandes planetas do Sistema Solar. Uma cientista confirma à BBC que, se o céu estiver limpo, será suficiente para ver Mercúrio, Vénus, Júpiter e Marte a “olho nu”.
Este grande desfile de planetas será uma oportunidade especial para ver Mercúrio, que geralmente é obscurecido pela luz brilhante do Sol.
“Os planetas aparecerão “como um colar de pérolas espalhadas perto do horizonte“, explica o cientista espacial e principal observador de estrelas da Sociedade de Astronomia Popular, Lucie Green, à BBC.
Os planetas aparecerão no leste e mover-se-ão para sul. Portanto, Mercúrio será o último planeta a aparecer para completar a fila. Os planetas estarão ordenados consoante as posições a partir do Sol.
Na sexta-feira, uma Lua crescente juntar-se-á à linha de montagem, surgindo entre Vénus e Marte.
Os interessados do hemisfério Norte terão ao seu dispor os melhores lugares da “casa”. Para observar o fenómeno, devem acordar antes do nascer do sol.
A melhor altura para fazer a observação será entre 45 e 90 minutos antes do nascer do sol. Preferencialmente, os observadores devem olhar para Leste e muito perto do horizonte, idealmente a partir de um ponto alto.
O último alinhamento planetário ocorreu a 4 de julho de 2004, dia em que todos os planetas se enfileiraram em simultâneo. Já o próximo desfile será realizado daqui a 18 anos, isto é, a 8 de setembro de 2040.
C/ SIC Notícias
Imagem – http://www.nasa.gov/ via Getty Images