Para esta semana prevê-se tempo em geral mais ameno do que o habitual para a época do ano em todo o território continental.
De acordo com as previsões do IPMA, no início da semana, a temperatura máxima ainda não deverá ultrapassar 30°C em grande parte do território e a temperatura mínima poderá registar valores aproximadamente entre 6 e 8°C pontualmente em alguns locais do interior Norte e Centro. No entanto, a tendência aponta para uma recuperação gradual dos valores de temperatura ao longo da semana, prevendo-se que no início do mês de julho a máxima alcance valores de 33 a 35°C (nas regiões a sul do vale do Tejo e em alguns locais do interior no vale do Douro) e a mínima alcance valores de 16 a 18°C em alguns locais do interior Centro e Sul e no sotavento Algarvio.
Após este período de tempo chuvoso, espera-se o retorno gradual do tempo seco com a imposição de uma crista anticiclónica, condicionada pela passagem de alguns centros depressionários na região do golfo da Biscaia. Em meados da semana existe a possibilidade de aproximação de uma superfície frontal fria, prevendo-se a ocorrência de precipitação em geral fraca nas regiões do litoral Norte e Centro no dia 29 de junho, embora com incerteza nas previsões à medida que nos aproximamos do final do mês de junho.
Espera-se também uma intensificação do vento associada a uma corrente de oeste que poderá alternar com uma corrente de norte, e deste modo um agravamento do perigo de incêndio rural no final do mês de junho em alguns concelhos.
No Alentejo, a temperatura máxima chega hoje aos 28 graus em Beja e Évora e aos 27 graus em Portalegre.
Amanhã os termómetros obem no Alentejo e as temperaturas ultrapassarão os 30 graus.