O FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR proporciona a mais de 350 estudantes oriundos das melhores escolas de música de Portugal e do Estrangeiro uma experiência memorável, integrando um Coro, uma Big Band, uma Orquestra Juvenil ou uma Orquestra Sinfónica. Estes jovens músicos com idades compreendidas entre os 8 e os 21 anos, estarão durante 9 dias em intensa actividade musical, liderados por um colectivo de 34 professores e 3 maestros.
De acordo com uma nota de imprensa enviada à nossa redação, esta iniciativa tem o objectivo de assumir um papel incontornável na formação de jovens estudantes de música em contexto extra-curricular. Ao longo de 10 anos, tem alicerçado o seu reconhecimento público pela excelência do corpo docente, pela singularidade da proposta artística e pela importância dada à partilha de experiências entre todos os participantes num ambiente descontraído e de salutar confraternização.
Este Estágio de Verão Internacional, tem proposto, desde 2012, diferentes horizontes musicais através dos convidados envolvidos – Mário Laginha e Maria João, Pedro Santos, Carlos Moura, Sofia Escobar e Mário Augusto, Helder Moutinho e Rui Vieira Nery, Gilles Apap, Joshua dos Santos, Vasco Dantas Rocha, Jeffery Davis e Gabriela Canavilhas, Kyril Zlotnikov e António Victorino d’Almeida, Bárbara Barradas, Carlos Cardoso, Sissi Martins, Ruben Madureira, Fernando Alvim, e das temáticas apresentadas “O Jazz”, “O Legado de Piazzola”, “O Humor”, “As Bandas Sonoras de Hollywood”, “Fado – O Legado Português”, “O Folk e o Étnico no Universo Erudito”, “Música nas Américas”, “A Genialidade Russa”, “A Ópera e o Teatro Musical”.
Para descontrair após os ensaios, supervisionados por professores e sempre em segurança, haverá inúmeras actividades ao ar livre, jogos tradicionais, campeonatos de futebol, kayaks, padle, mini-golf, ténis, piscina, entre tantas outras.
PLAY & SCORE | Bandas Sonoras de Vídeo Jogos é o tema proposto para esta edição que terá como convidados principais o maestro espanhol Adrían Ronda Sampayo especialista neste repertório, e o Rui Unas fará a apresentação dos espectáculos multimédia finais.
Os concertos finais serão nos dias 3 de Setembro – Ponte de Sor e 4 de Setembro – Aula Magna – Reitoria da Universidade de Lisboa.