12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo garante água para consumo humano nos próximos dois anos mas admite racionamentos!

O Governo garantiu hoje que, apesar da seca, o país tem água para consumo humano nos próximos dois anos.

Ainda assim, e apesar desta garantia ter sido dada pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e Ordenamento do Território, João Catarino, o governo admitiu racionamentos em determinadas zonas do país, relativamente a alguns usos, como na agricultura.

A informação surge na sequência dos dados divulgados hoje de que existem barragens que se encontram próximas do volume morte, ou seja, reserva técnica que fica abaixo dos canos de captação.

Sobre esta matéria, e de acordo com a informação avançada pelo País ao Minuto, o governante referiu “a seca é uma situação que tem de nos preocupar a todos. Obviamente que o Governo, como responsável, tem de estar preocupado, mas preocupado na dimensão em que sabemos e garantimos que não vai faltar água para consumo humano. Esta é a nota que temos de deixar: Portugal tem hoje condições para garantir que não faltará água para consumo humano, mesmo que as condições se mantenham, e, que, pelos vistos, se vão agravar”, disse João Catarino.

O Secretário de Estado sublinhou ainda que se há pouca água, este recurso tem que ser racionado, sensibilizando para  um uso “mais eficiente” em todas as suas dimensões.

Leia a notícia completa em País ao Minuto

Populares