Portugal accionou, a partir de hoje, a declaração de alerta para incêndios rurais devido às temperaturas elevadas. O calor, que se faz sentir um pouco por todo o país, já levou a Direção Geral de Saúde a emitir recomendações à população. A Rádio Campanário falou com o meteorologista Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que nos traça o cenário para os próximos dias.
Em declarações à Campánario, Bruno Café explica que praticamente todos os distritos do país se encontram em aviso laranja e que se podem esperar “temperaturas muito elevadas“. O meteorologista revela que, nos próximos dias, não se esperam grandes alterações e, concretamente sobre as temperaturas máximas no distrito de Portugal apontam para 38ºC para a capital de distrito, podendo chegar aos 40ºC em algumas localidades do distrito.
Até segunda-feira não se perspetivam grandes oscilações de temperatura, no entanto, “depois há um período de meados da próxima semana em que há um agravamento da situação cujos valores de temperatura a subirem um pouco mais”. As temperaturas, segundo o meteorologista, só deverão descer na semana seguinte.