A situação de contingência em que Portugal se encontra termina às 23h59 do próximo dia 15 de julho, no entanto, face ao agravamento das temperarutuas, a mesma pode ser prolongada. A ser confirmado este prolongamento dois grandes eventos podem estar em risco.
Os ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e da Alimentação determinaram esta segunda-feira por despacho a Declaração da Situação de Contingência em todo o território do Continente.
“A Situação de Contingência abrange o período compreendido entre as 00h00 horas do dia 11 de julho e as 23h59 horas do dia 15 de julho“, lê-se no despacho.
De acordo com informação avançada pela SIC Notícias, a questão que se coloca é o facto de no próximo fim de semana estarem previstos dois grandes eventos: a concentração de Faro entre os dias 14 e 17, e o festival Super Bock Super Rock, na Aldeia do Meco.
À margem de uma visita à Companhia de Ataque Estendido (CATE) da Unidade de Emergência da Proteção e Socorro (UEPS) em Viseu, o primeiro-ministro António Costa justificou que “são contingências a que todos estamos sujeitos, o que “não podemos é ter o risco de aumentar a probabilidade de haver qualquer tipo de descuido“.
António Costa reconhece que percebe que falamos de “setores que durante estes dois anos de pandemia estiveram impedidos de funcionar”, mas “é preciso termos cuidado, conforme tivemos para controlar a covid“.