O secretário de Estado da Economia, João Neves, e o secretário de Estado da Defesa, Marco Capitão Ferreira, visitam a Farnborough Airshow 2022, em Londres, no dia 18 de julho, das 13h30 às 15h30, e serão recebidos no stand português do Município de Ponte de Sor, líder do eixo da aeronáutica da iniciativa Invest in Alentejo da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, da AED Cluster Portugal e da OGMA. Esta participação portuguesa, com o apoio da aicep Portugal Global terá o maior número de empresas representadas na delegação, desde o recomeço dos eventos físicos após a pandemia.
Os setores da aeronáutica, aviação e espaço são estratégicos na atração de investimento e aposta de crescimento económico da região Alentejo, que conta com um cluster em Ponte de Sor e com diversas empresas destes setores em Beja, Évora e Grândola, integrados neste eixo aeronáutico Invest in Alentejo, que tem o digital e a energia, também muito centrados no porto de Sines (ZIL – aicep Global Parques) e que são fundamentais numa visão estratégica de longo prazo de crescimento para o Alentejo.
“A presença nesta feira internacional de Farnborough surge na sequência de um trabalho que temos vindo a fazer nos últimos anos, de promoção de oportunidades de investimento na nossa região. Acreditamos que a competitividade do Alentejo passa por mostrarmos as vantagens de investir, viver e implementar unidades de produção nesta área geográfica que tem um enorme potencial para concorrer com outras geografias desta zona do globo, com claras vantagens: as infraestruturas, o investimento nos terrenos e valor do m2, a localização, a competitividade dos recursos humanos nos quais apostamos muitíssimo e porque não, a qualidade de vida que podemos proporcionar”, Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor.
A Câmara Municipal de Ponte de Sor assumiu, em abril de 2021, a liderança do desenvolvimento do eixo da promoção internacional do setor Aeronáutico da iniciativa Invest in Alentejo. Esta responsabilidade é assumida pela autarquia no contexto económico e empresarial que tem vindo a fomentar e potenciar nos setores aeronáutico e aeroespacial.
“Volvidos quatro anos, a ADRAL voltará ao Farnborough Air Show em Londres, com o mesmo intuito – promover o setor aeronáutico do Alentejo, dando desta forma continuidade à estratégia de internacionalização da ADRAL para a Região. Esta estratégia, que tem vindo a ser trabalhada há vários anos, tem ganho forte expressão nos últimos tempos, com resultados concretos já amplamente divulgados, que beneficiam em muito o Alentejo. Estamos convictos que esta próxima missão, organizada em parceria com o Município de Ponte de Sor e o AED Cluster Portugal – Aeronáutica, Espaço e Defesa, será mais um caso de sucesso. E assim continuaremos trabalhando em parceria, sempre em prol do desenvolvimento do Alentejo.”, João Grilo, presidente da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.
Além da existência do Aeródromo Municipal em Ponte de Sor, uma importante infraestrutura de apoio e desenvolvimento destas atividades, diversas medidas públicas têm contribuído para que esta infraestrutura seja canalizada para a atração de empresas e de investimento ligado à aeronáutica, ao espaço e à defesa com um conjunto alargado de atividades do Centro de Negócios da indústria aeronáutica aí existente.
O objetivo tem sido contribuir para a internacionalização de empresas portuguesas e atrair players internacionais. Para tal tem ainda criado diversas parcerias e organizado eventos internacionais dos setores da defesa, aviação e aeronáutica, quer especializados – como o Portugal Air Summit – o maior evento do setor na Península Ibérica e o EuRoc- The European Rocketery Challenge -, quer para as famílias ou ainda, não menos importante, para jovens estudantes do básico ao secundário, como o CanSat.
A iniciativa Invest in Alentejo é cofinanciado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), com enquadramento no Programa Operacional Regional do Alentejo 2014-2020 (ALENTEJO 2020).