Hoje celebra-se o Dia dos Avós e, um pouco por todo o país, são muitas as autarquias e instituições do setor social que aproveitam a data para dar alguma alegria e cor aos avós através da dinamização de diversas atividades. No Alentejo, a Santa Casa da Misericórdia de Borba é um desses exemplos que assinalou esta data com uma atividade intergeracional.
Januário Cardoso é animador sociocultural da Instituição e um dos ‘cérebros’ por conceber e executar atividades para e com os utentes. Em declarações à Rádio Campanário afirma que se “procurou fazer uma atividade um pouco diferente do habitual“, convidando os filhos e netos da utente a estarem junto dos seus familiares neste dia, num momento verdadeiramente intergeracional.
Apesar de algumas restrições que ainda se fazem sentir fruto da Pandemia, esta atividade juntou, num só espaço, os três lares da Misericórdia de Borba, bem como alguns utentes do serviço de apoio domiciliário que foram desafiados a participar numa iniciativa que, não sendo nova na Instituição, é amada pelos idosos: a recriação do célebre concurso da RTP, “O Preço Certo”. “Para eles [os idosos] aquilo vai ser quase como se estivessem a ver na televisão“, afirma Januário Cardoso.
{gallery}Dia dos Avos Misericordia Borba{/gallery}